Salmo 123


Os efeitos positivos que o desprezo pode causar na vida de alguém
Salmo 123.1-4

Introdução

1.Normalmente não vemos nada de positivo no desprezo. Somente quem já sentiu alguma forma de desprezo, rejeição ou discriminação sabe como é uma experiência dolorosa. Mas, conforme o Salmo 123 há dois efeitos positivos em ser desprezado.

2.Este é um salmo que o povo cantava enquanto subia as escadas para a casa do Senhor, por isso, é chamado cântico dos degraus. Não foi escrito por Davi, mas talvez por alguém vindo do cativeiro babilônico.


3.O desprezo machuca, mas pode ter efeitos positivos

I.O desprezo nos faz olhar para Deus (v.1-2)
1.Alguém que se sente desprezado normalmente não consegue levantar os olhos. Muitas crianças maltratadas não conseguem olhar nos olhos dos outros, nem mesmo conseguem cumprimentar, muitas vezes. Os negros escravizados não olhavam para o seu senhor, exceto se fossem mandados para algum trabalho. Os seus descendentes adquiriram o mesmo hábito de não olhar direto nos olhos. Muitos pobres não conseguem olhar nos olhos de uma pessoa rica. Enfim, qualquer pessoa em uma situação em que se sente oprimida tem receio de olhar para aqueles que acha que são seus opressores.

2.O salmista se sente oprimido e desprezado, mas consegue levantar os olhos para a única pessoa que pode salvá-lo. Deus não é o nosso opressor, por isso, não precisamos temer, mas olhar para Ele.

3.Este é um efeito positivo que o desprezo pode causar na vida de alguém. Como não há para quem olhar, o desprezado olha para o Senhor. O único que está acima de todos é Deus. Ele habita os céus (v.1).

4.Assim como um escravo que olha para o seu senhor para atender-lhe em algum trabalho, nós olhamos a Deus para servi-Lo, mas também, para clamar-Lhe por socorro. Enquanto um senhor humano não atenta para o olhar do escravo que pede clemência, Deus está atento ao nosso triste olhar de desprezados (v.2).

5.O desprezo tem este efeito positivo, o de sentir necessidade de olhar para Deus. Alguém que não se sente desprezado, quase nunca olha para o Senhor, pois não há porque pedir socorro, se está numa situação confortável.

6.Se nos sentimos desprezados, rejeitados, discriminados, olhemos para o Senhor.

II.O desprezo nos faz clamar por piedade (v.3-4)
1.Clamar por piedade é uma ação mais ativa do que simplesmente olhar. Nós olhamos para o Senhor porque sabemos que é o único que nos dá essa oportunidade. Mas nos clamamos por piedade porque sabemos que só Ele pode nos ajudar. O desprezado se sente um pouco melhor quando alguém lhe dá atenção, mas a solução para o seu desprezo se dá somente quando existe alguém que pode exaltá-lo.

2.A pessoa que está sendo desprezado tem um limite. Nem sempre ela mesma sabe, mas chega um momento que o desprezo pode se transformar em contra-ataque e, então, se torna perigoso. As rebeliões e motins acontecem porque o limite do desprezo e da vergonha chegou ao fim.

3.O salmista está clamando pela misericórdia de Deus, pois o limite para ele está no final. A vingança com as próprias mãos nunca é boa, pois tem resultados desastrosos. Somente Deus pode nos atender em nosso desprezo (v.3).

4.O crente sofre muito desprezo. Alguns sofrem mais do que os outros. Somos desprezados pela vizinhança, pelos colegas de trabalho e de escola, pela mídia e por todos os que não amam ao Senhor. Somos zombados e ridicularizados. Temos de clamar para que Deus tenha piedade de nós (v.4).
5.Apesar disso não ser nada fácil, é um momento especial pois tem o efeito positivo de nos fazer clamar pela piedade do Senhor. Se não somos desprezados nem sempre temos motivação para clamar pela misericórdia de Deus e, por isso, ficamos sem a bênção de receber auxílio em tempo oportuno.

6.”Os que estão à vontade” é a tradução da palavra “sha’anan” que significa “calmo, quieto, fácil e seguro”. Os que nos desprezam se sentem seguros em sua posição de arrogância. Para eles é fácil desprezar, pois o mundo dá todo o apoio para eles. Esta é a mentalidade do mundo, desprezar todos os que vivem para Deus.

Conclusão

Nós temos de aproveitar os momentos que somos desprezados para chegar mais perto do Senhor. Ele nunca deixará de ouvir o nosso clamor, pois será uma oportunidade de reconhecer a nossa dependência Dele e nossas fraquezas e pecados.

7 comentários:

  1. esta manha tive um pensamento de agradece a pessoa que tem me desprezado. pois ela me deu a oportunidade de me aproxima de Deus de uma maneira maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o caminho, porém, ter um coração para perdoar e não se tornar indiferente à pessoa que despreza. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a todos aqueles que de uma forma deliberada ou não nos leva ao deserto do desprezo,muito obrigado,pois dessa forma descobrie o verdadeiro AMOR.

    ResponderExcluir
  4. Quando alguem que amamos nos despreza, é dificl entender a pessoa e entender porque Deus deixou isto acontecer.
    Entretanto quando vemos que esta ação nos leva a buscar a Deus e entender que somente Ele nos ama verdadeiramente, entao fica facil entender o proprio Deus e agradecer-Lhe por isto.
    Quanto a pessoa que nos desprezou, bem, ela mesma se sente desprezada. Cada um da o que tem.

    ResponderExcluir
  5. O desprezo pode gerar em nós um sentimento de inferioridade, um complexo de abandono e insegurança, além do desprezo próprio. Não vejo hoje o desprezo como uma forma que Deus usa para nos aproximarmos dele. Pois Jesus já foi desprezado em meu lugar (Is53:3).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gillard. Obrigado por seu comentário. Sim, Jesus foi desprezado, mas Ele mesmo disse que seríamos desprezados e diriam todo o mal contra nós. Sendo assim, precisamos tornar nossa vida mais agradável nos entregando aos cuidados Dele.

      Excluir
  6. A palavra de Deus nos ensina a não pagar o mal que recebemos com o mal, e sim com o bem! Sei na pele que é difícil, mas se pedirmos a Deus por sua Misericórdia, ele nos ajudará.

    ResponderExcluir