Salmo 138


As responsabilidades do rei

Salmo 138.1-8


Introdução

1.Davi está prestes a ser colocado no trono que é seu por direito divino. Ele tem certas responsabilidades no seu reinado. Todas elas se referem ao louvor a Deus.

2.Todos nós somos rei de alguma forma. Como chefes do lar, de uma seção numa firma, numa escola, como professores de Escola Dominical, como pai, mãe, etc. Qualquer pessoa colocada em algum lugar para funcionar como líder é rei e deve prestar contas ao seu superior pelo seu reinado.

3.O rei tem responsabilidades


I.Louvar a Deus na presença dos deuses (v.1)
1.A Palavra de Deus usa o termo “deuses” para três categorias. Pode se tratar de ídolos ou demônios; pode se tratar de anjos ou pode ainda se tratar de homens na função de juízes.

2.O rei deve ser um testemunho diante de todos. Ele louva a Deus de todo o coração diante das autoridades, mostrando que um rei deve reconhecer que ele não é Deus, mas simplesmente é investido de autoridade de Deus.

II.Respeitar o Templo, louvando a Deus pela Sua bondade e Sua Palavra (v.2)
1.O rei Davi não poderia se inclinar para o Templo de Jerusalém, pois este ainda não existia, porém, havia o tabernáculo de Moisés. A arca era o objeto de respeito.

2.Hoje a Igreja não possui templos no sentido de centralidade da religião, mas isto não significa que não respeitemos os lugares que nos reunimos. Alguns querem quebrar o mito do Templo, mas na verdade a Igreja não possui mitos. Um lugar escolhido para se reunir, seja, uma cabana ou um edifício deve ser consagrado para o Senhor.

3.Deus engrandece a Sua Palavra acima de tudo e até jura pelo Seu próprio nome. Não se separa a Palavra do nome do Senhor, ambos estão acima de tudo. A Palavra de Deus é cheia de benignidade e verdade.

III.Clamar a Deus e louvá-Lo por receber força (v.3)
1.O rei tem a responsabilidade de clamar a Deus pelo povo e por si mesmo. A resposta ao clamor servirá de louvor e testemunho aos outros.

2.Um pai tem de clamar a Deus por seus filhos. Um pastor deve clamar a Deus por suas ovelhas. Um patrão deve clamar a Deus por seus empregados, para poder pagá-los fielmente e para poder recompensá-los honestamente pelo seu bom desempenho.

IV.Anunciar a glória de Deus aos outros reis (v.4-5)
1.Outros reis precisam ouvir as palavras de Deus. O rei Davi anunciaria o bom testemunho às nações à medida que estas fossem atraídas para a nação de Israel.

2.Hoje, a Igreja atrai e busca os perdidos, testemunhando a eles da glória de Deus. O nosso lar deve ser modelo para a sociedade. Outras famílias cantarão a glória de Deus através do nosso testemunho.

V.Humilhar-se perante Deus para receber o livramento e amparo (v.6-8)
1.O rei está acima no seu reino, porém, Deus está acima de todos os reinos. A humildade eleva o rei a um governo justo. Deus recompensa o humilde e o arrogante.

2.Deus livra os reis bons, ou seja, livra aqueles que reconhecem o Seu poder excelso. Até os inimigos são detidos quando Deus quer ajudar aquele que Nele confia.

3.Tudo o que o rei fizer, ou tocar, será abençoado por Deus. Há bondade sem fim no Senhor. As obras são do Senhor e não das nossas próprias mãos.

4.A responsabilidade de todo o líder, seja uma mãe, a rainha do lar, ou do pai, o chefe de família é de se submeter ao Rei dos reis.

Conclusão
1.”Vida longa ao rei”. O Rei dos reis merece todo o louvor. Os reis da terra simplesmente O reconhecem para que nos seus reinados sejam abençoados.

2.Como reis devemos louvar, respeitar, clamar, anunciar e humilhar-nos.

7 comentários:

  1. Foi muito útil essa página a palavra do SENHOR nós edificado cada vez mais

    ResponderExcluir
  2. Foi muito útil essa página a palavra do SENHOR nos edificado cada vez mais

    ResponderExcluir
  3. Foi muito útil essa página à palavra do SENHOR nos edificado cada vez mais

    ResponderExcluir
  4. Foi muito útil essa página à palavra do SENHOR nos edificado cada vez mais

    ResponderExcluir
  5. Foi muito útil para mim. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Foi muito util para mim. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Foi muito útil para mim. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir