Isaías 45


Capítulo 45: O controle de Deus sobre as situações

1.O controle de Deus sobre a História (v.1-7)
2.O controle de Deus sobre a Criação (v.8-18)
3.O controle de Deus sobre a Mensagem (v.19-25)

1.O controle de Deus está muito acima de nossas necessidades particulares, mas o controle Dele é universal e em todos os tempos. Às vezes, pensamos que, por estarmos sofrendo alguma injustiça ou porque o mundo sofre com ondas de terrorismo ou catástrofes naturais, que Deus precisa fazer alguma coisa urgente. Deus jamais perdeu o controle da História, da Criação e nem a Sua mensagem deixou de ter acesso aos povos porque ele não conseguiu controlar a perseguição. Isaías profetiza, por nome, o rei da Pérsia, Ciro, 200 anos antes dele nascer. Ele é um tipo de Cristo que é o libertador, o verdadeiro ungido. Ciro venceu a Babilônia, invadindo-a através do leito do rio quando estava seco para abrir os portões para o exército entrar e conquistar o império. Jesus Cristo vencerá o exército do Anticristo e julgará todas as nações (v.1-2).

2.A Babilônia era muito rica, mas Ciro despojou-a totalmente. A riqueza não foi para Israel, mas para Ciro e seu império, a Pérsia. Embora, a vitória tenha sido de Ciro, Deus estava controlando a História para dar livramento para Israel. Ciro não conhecia a Deus e não era um salvo, mas foi o eleito de Deus para uma tarefa de libertação do povo de Israel. Ciro não conhecia a Deus, mas o nome do Senhor ficaria conhecido através da vida de Ciro que deu todo o apoio para a nação ser reconstruída. Quando o texto diz que Deus faz a paz e cria o mal, significa que Ele controla a História para trazer a paz para Israel através de Ciro e
para trazer o mal para a Babilônia através do exército de Ciro. Portanto, longe de mal interpretar o caráter de Deus, achando que Ele é o criador do mal, conforme alguns dizem, atribuindo a Deus o pecado do homem (v.3-7).

3.Deus tem o controle sobre a Sua própria Criação. Ele fez todas as coisas e jamais deixou de cuidar e manter aquilo que fez. As estações, as leis da física e tudo o que for necessário para a manutenção do universo está totalmente sob o controle de Deus. Nós somos produto da criação de Deus e não temos o controle sobre aquilo que Ele faz. Temos a responsabilidade de obedecer e a capacidade de desobedecer. Sofremos as consequências da desobediência bem como desfrutaremos da bênção de obedecer. Assim como o filho não questiona porque os pais decidiram gerá-lo, o homem não pode questionar o controle que Deus tem da história e da Sua criação. Dentre a Sua criação ou formação, está a nação de Israel. Ele decidiu levá-la ao cativeiro da Babilônia e libertá-la pelas mãos do rei da Pérsia, Ciro. A promessa de Deus de proteger Israel e cumprir o Seu desígnio territorial e espiritual é indiscutível. Não há como argumentar o destino de Israel. Está nas mãos de Deus e já traçado na Bíblia (v.8-13).

4.Os povos reconhecerão a nação de Israel. Os sabeus são os árabes. A promessa do poder universal da nação de Israel ainda não foi cumprida, mas temos a garantia na Palavra de Deus que assim acontecerá. Deus é misterioso, mas não oculto. Os planos Dele são desvendados com a História, mas isto não significa que Ele é um Deus que age sem razão. Tudo está sob o controle Dele, assim como a Criação está em perfeita harmonia desde que o universo foi formado. A terra será habitada por Israel e todos os povos a ela se submeterão. Essa promessa é feita sob juramento de Deus para Consigo mesmo. É a promessa feita aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. O caos (tohu) nada tem a ver, como alguns querem afirmar, que houve um intervalo em Gênesis 1.1 e 1.2, onde a terra se tornou um caos. É chamada a Teoria do Salto, uma tentativa de se harmonizar o relato bíblico de uma terra nova como as falácias de alguns homens da ciência que afirmar que a terra tem bilhões de anos (v.14-18).

5.Se lemos anteriormente que Deus é misterioso, é simplesmente pelo fato do homem não entender o controle de Deus sobre a História e Sua Criação. A partir desse ponto, Isaías nos mostra que Deus se revela e tem prazer nisso. Deus tem o controle sobre a mensagem. Ele promove entre o Seu povo a revelação necessária para conhecer a Sua Pessoa e Sua obra. A mensagem de libertação de Israel foi proclamada pelos profetas e não ficou escondida (v.19).

6.Deus providenciou, assim que as levas foram chegando a Jerusalém, a reconstrução do altar e do templo, dos muros, o assentamento das famílias na terra, a leitura da lei, o redescobrimento das genealogias sacerdotais e dos levitas, o cumprimento da Lei, a extinção completa da idolatria, etc. Deus controlou a história, a criação e a Sua própria mensagem por causa do Seu povo, Israel (v.20-21).

7.A salvação só pode estar nesse Deus maravilhoso que tem tudo sob o Seu controle. Nós não chegamos a ver todo o desenho que Deus está fazendo, por isso, não limitemos os planos de Deus à nossa geração ou aos nossos interesses próprios. Não há nenhum deus além do nosso Deus. Tudo está convergindo para a Sua própria glória. O mundo todo se dobrará diante de Jesus (Filipenses 2.10-11). A promessa de Deus sobre a nação de Israel será cumprida. Depois de 70 anos, o nome do Senhor será honrado entre as nações novamente. A nação será justificada por crer Nele. Portanto, Deus tem o controle da História, da Criação e de Sua mensagem (v.22-25).

22 comentários:

  1. Estou grata pelo estudo. Deus continui lher agraciando com novos estudos.

    ResponderExcluir
  2. adorei a mensagem ,ficou bem explicado,vai acrescentar na miha vida .

    ResponderExcluir
  3. esse capitulo 45 de Isaías ajudou muito a falar com um amigo hoje obrigado senhor

    ResponderExcluir
  4. Muito boa palavra Obrigado, Deus te Abençoe e te capacite cada vez mais .

    ResponderExcluir
  5. Muito boa Palavra Obrigado... Q Deus possa te Abençoar e te capacitar cada vez mais em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Deus o abençoe também, Misaias.

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Muito bom o estudo! Obrigada

    ResponderExcluir
  8. leia ramos gostei muito da palavra pois fez eu entender muitas coisas que Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  9. gostei muito da explicacao desse texto
    pois precisava muito entender essa passagem

    ResponderExcluir
  10. Como esse blog tem me ajudado! Fico ma-ra-vi-lha-da com a palavra revelada e explicada! Deus o abençoe e continue acrescentando mais conhecimento do alto a cada dia. Muito obrigada por nos proporcionar o seu tempo e dedicação com o blog irmão Pércio!

    ResponderExcluir
  11. Muito esclarecedor, auxiliou muito nos estudos a respeito do capítulo 45 de Isaías.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo incentivo. A glória é do Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o artigo! Fé em Deus.

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado que Deus a abencoe

    ResponderExcluir
  15. Continue nos abençoando com esses ricos comentários da Palavra, irmão!

    ResponderExcluir
  16. Bom muito bom, vou atulizar hoje a noite em meu sermão, obrigado

    ResponderExcluir
  17. Deus abençoe o amado irmão...estudo muito esclarecedor !

    ResponderExcluir
  18. Muito bom, eu me emocionei muito através desse estudo, pois todas as em que medito na palavra de Deus, é impossível eu não sentir a suja presença, que Deus continue a te abençoar para nós dá o privilégio de tantas mensagem, que muitas vezes para completar o esboço de uma pregação.

    ResponderExcluir
  19. muito bom gloria a deus

    ResponderExcluir