Ezequiel 27

Capítulo 27: A lamentação sobre Tiro
1.Tiro era uma cidade perfeita em rota comercial marítima, mas está sob julgamento. Tiro era uma cidade bem aparelhada com navios. Dominavam os mares e dominavam o comércio. Eram navios feitos de bons materiais importados da Judéia (Basã), da Assíria, do Egito, da Itália (Elisa). Tiro tinha mão de obra estrangeira especializada (de Sidom e da Fenícia). Tiro tinha uma polícia especializada. Como uma cidade cheia de mercadorias precisava ter segurança redobrada. Tiro tinha clientela própria e, por isso, não ficava nunca sem lucros. Com Társis negociava metais, com os gregos, negociava escravos com os de Torgama (Alemanha atual) negociava animais. Negociavam com Deda (Arábia) e com muitas ilhas. Negociavam dentes de marfim. Quantos elefantes mortos! Hoje, seriam traficantes! Negociava coisas bonitas da Síria, alimentos saudáveis de Israel e vinhos e lã com Damasco e Pérsia. Com povos da tribo de Dã (em
Cesaréia) e Javã (na Arábia) negociavam aromas e ferro polido. Com os de Dedã (regiões das arábias) negociavam lindos panos com os quais se cobria as carruagens em que andavam os nobres. Negociavam com os árabes animais. Isto nos lembra muito a igreja de Laodicéia em Ap 3.17. A riqueza pode fazer as pessoas arrogantes (v.1-25).

2.Os remeiros são os governantes de Tiro e os grandes mares são as nações. Isto é, Tiro foi uma nação com um comércio internacional. O vento oriental é a Babilônia que acabou destruindo a embarcação, que é Tiro. Todas as coisas boas mencionadas sobre Tiro cairão no meio do mar, ou seja, Babilônia destruirá Tiro. Até os vizinhos sentiram o impacto da Babilônia sobre Tiro. A segurança de seus líderes acabará. O comércio fracassará e terminarão na praia. A tragédia será enorme. Todos que se lembrarem de Tiro ficarão pasmados diante de tamanha destruição. Por ter sido uma nação tão popular entre os povos, todos ficarão sabendo. Os líderes sentirão de perto o impacto, pois eles lucravam muito com Tiro e agora nada podem fazer diante dos caldeus (v.26-36).

2 comentários:

  1. Podemos comparar o mundo hoje com a cidade de tiro: muitas glorias e belezas mas o fim esta próximo...

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Como a Bíblia fala tudo...por isso nunca perdemos por sermos humildes;os humilhados serão exaltados...tremendo esse capítulo de Ezequiel.

    ResponderExcluir