Ezequiel 33

Capítulo 33: O vigia ou Atalaia
1.O atalaia ou vigia era alguém que ficava em um lugar alto avisando sobre os ataques e perigos iminentes. Se as pessoas ouvirem o aviso do atalaia, mas não se importarem, a responsabilidade é totalmente delas por causa de sua rebeldia, pois os que ouvirem serão salvos. Se as pessoas não ouvirem por falta de aviso do atalaia, elas morrerão e a responsabilidade por aquelas mortes cairá sobre o atalaia, pois foi infiel. O profeta Ezequiel é este tipo de atalaia que ouve de Deus as palavras de juízo e deve ser fiel em transmitir ao povo. A responsabilidade do crente é anunciar a palavra de Deus. Se as pessoas vão ouvir e obedecer isto não é da responsabilidade daquele que anuncia (v.1-9).

2.O senso de juízo deve cair sobre o pecador para que possa receber a misericórdia de Deus, pois Ele não deseja a morte do pecador, mas que este se salve, porém, o arrependimento é essencial. A justiça que
salva é a justiça de Deus e não a própria justiça. Não importa quão pecador alguém seja, Deus o aceita na base de Sua justificação. Não importa quão bom alguém seja, Deus não o aceitará na base de sua própria justiça. A justificação de Deus é completa. Não importa o que o pecador tenha feito, se foi justificado está salvo. A mensagem é simples, porém, o homem não aceita o caminho de Deus e quer estabelecer a sua própria justiça, mas acaba morrendo em sua própria justiça (v.10-20, Rm 10.3).

3.O povo de Israel no cativeiro recebe a trágica notícia da desolação de sua terra em Judá. Agora o profeta Ezequiel já está na Babilônia com os cativos. O profeta estava totalmente sob o controle de Deus e de suas profecias. Ele só falava quando Deus falava através dele. Os que ficaram na terra de Israel desafiaram a Deus, colocando-se acima de Abraão. Mas Deus não poderia tolerar idólatras cuidarem de sua terra santa. Eles podem pensar que são isentos de castigo por não terem ido para cativeiro, mas não acima de Deus. Portanto, eles receberão o castigo do Senhor. O próprio Deus terminará o serviço dos caldeus, desapropriando esses blasfemos. O ser humano numa situação menos pior começa a achar que é indestrutível e acaba desafiando a Deus (v.21-29).

4.As pessoas são hipócritas, pois ouvem e não praticam. Gostam de ouvir e fingir que estão interessadas. Até fazem elogios ao profeta. As palavras do profeta, ainda que duras, são como canção para o povo, mas no entanto eles não praticam o arrependimento. Um dia, porém, saberão que houve um profeta que tinha razão. É um grande perigo gostar de ouvir ou ler a Palavra de Deus só porque é bonita. Se não houver quebrantamento de coração, um dia iremos nos arrepender, mas sem chance de melhorar a situação (v.30-33).

7 comentários:

  1. palavra abençoada, Quem é você? kk

    ResponderExcluir
  2. Sou um servo aprendendo e passando adiante. Faça o mesmo, irmão (ã). Abraço. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Júnior e tenho 18 anos, amém vou sim Em nome de Jesus,Obrigado pela palavra.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Irmão você poderia me informar, ou seja me falar se jogar video game é pecado? tipo de 'tiro' etc, Estou 2 dias sem jogar por essa duvida kk Obs: ultima pergunta.

      Excluir
  4. Olá Júnior, primeiro você precisa se preocupar em ter certeza do seu relacionamento genuíno com Deus através de Jesus Cristo, ou seja, você creu em Jesus como o Seu salvador único? Tudo passará, coisas importantes e diversões, por isso, a sua adoração única deve ser o Único Deus por meio de Seu Filho Jesus Cristo. O Espírito Santo mostrará a você como andar neste mundo. Qual mal o jogo faria a você? Pensa em deixar as reuniões e cultos de sua igreja? Está indo mal nos estudos? As suas tarefas estão em dia? O seu relacionamento com sua família e com outros está sendo prejudicado? Você está deixando de dormir por causa dos jogos? Tenho certeza que você saberá se sua diversão está sendo um prejuízo para sua vida espiritual, saúde e relacionamentos. Tendo dito isso, e depois de analisadas essas perguntas, se estiver tudo bem, deixe essa abstinência, pegue o controle e boa diversão! Porém, como dizia um ditado evangélico americano: no Bible, no coffe. Para você: no Bible, no game! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por me Responder ,Oh Glória, Sempre leio a Bíblia nunca deixei de Buscar a Deus para jogar vídeo game, DEUS abençoe Pércio. Abraços, se Você postar ou tiver outro site ensinando a palavra de Deus me avise ou deixe o link ,Obrigado.

    ResponderExcluir