Atos 12


Capítulo 12: A prisão de Pedro e a morte de Tiago. A libertação de Pedro e a morte de Herodes.
1.Herodes Agripa I. Obtinha amizade dos judeus e era amigo dos fariseus. Enquanto Deus libertou Pedro da prisão, permitiu a morte de Tiago. Ele sabe todas as coisas e faz tudo muito bem. Era neto de Herodes Magno, o qual mandou matar os infantes, tentando com isso atingir o menino Jesus. Tiago foi o primeiro apóstolo a morrer, no entanto, não foi substituído. Lembre-se que Judas foi substituído por causa da apostasia e não por causa de sua morte. Toda essa perseguição começou com Saulo de Tarso. Não houve nenhum julgamento, apenas foi passado o fio da espada em Tiago. Bebeu o cálice do sofrimento (Marcos 10.38) (v.1-2).
2.Herodes experimentou a sua popularidade diante dos judeus com a morte de Tiago. Sendo que funcionou resolveu prender Pedro. O outro Tiago, irmão de Jesus, foi líder da igreja em Jerusalém. A igreja orava por Pedro (v.3-5).

3.Assim como no capítulo 5, aqui também, houve a participação de um anjo. A expectativa do povo era a execução de Pedro (v.11). Postigo era uma pequena porta que dava para a rua (v.13). Rode significa Rosa. A idéia de um "anjo da guarda" era comum no judaísmo. As sentinelas foram punidas (v.19). Deus deixou Tiago morrer e libertou Pedro, portanto, devemos orar e esperar a vontade Dele. Herodes envergonhado deixou a Judéia e foi para a Cesaréia. Pedro ficou preso cinco dias. Na lei romana o castigo do preso voltava para o guarda que o deixasse fugir (v.6-19).


4.As cidades fenícias dependiam de grãos para a alimentação que vinham da Galiléia, porém, Herodes cortou o suprimento. O camarista de Herodes foi o intermediário para a reconciliação. Josefo diz que era um festival em honra ao aniversário do governador Cláudio, dia 1º de Agosto. Josefo diz também que a roupa era feita de prata que brilhava ao sol. Exaltaram Herodes como Deus. Josefo que estava presente no acontecimento diz que Herodes sofreu por cinco dias ininterruptos (v.20-22).

5.Tantas perseguições, porém, a Igreja crescendo. Saulo e Barnabé voltaram de Jerusalém e levaram João Marcos. Este verso é uma continuação de 11.30. João Marcos acompanhou Barnabé e Saulo. Cumpriram o que foram fazer em Jerusalém: levar a oferta de Antioquia (v.23-25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário