Isaías 56

Capítulo 56: Os herdeiros da Aliança da Salvação

1.Herdeiros por direito os quais não eram herdeiros legais (v.1-8)
2.Herdeiros legais que perderam seu direito (v.9-12)

1.A nação de Israel é eleita por direito divino e jamais perderá o seu direito porque Deus jurou por Si mesmo levar os Seus planos para essa nação à concretização final. No entanto, os indivíduos dessa nação, embora herdeiros legais, só podem desfrutar da salvação pessoal aceitando o Messias de Israel, Jesus Cristo. Os gentios não são herdeiros legais, mas muitos ganharam o direito de Salvação por colocarem sua confiança no Salvador Jesus. O profeta antecipou essa verdade em um período de incredulidade no qual as observâncias à lei foram abandonadas, restando apenas o jejum, a oração e a guarda do sábado. Deus está exigindo o mínimo de obediência, mas ainda assim, os herdeiros legais estão perdendo o seu direito à aliança da salvação. Por outro lado, os aleijados e gentios os quais eram separados, têm, agora, o direito à comunhão com o povo de Deus através da obediência. Esta é a lei de Deus e não os pensamentos dos homens. São a justiça e salvação divina e não a justiça humana (v.1).

2.Deus se cansou de rituais vazios. As ordenanças Dele sempre foram cheias de significado, porém, transformaram-nas em legalismo e soberba humanos. Ele quer obediência em coisas simples restantes, a guarda do sábado e a justiça diária. O sábado, como todo o leitor da Palavra de Deus sabe, se refere ao compromisso judaico e jamais deveria ser exigência da Igreja atual. O sábado significa descanso. Cristo é o nosso descanso. Quem já colocou a sua confiança somente em Jesus Cristo como salvador substituto dos pecados já está em descanso eterno, já está salvo da ira de Deus. Essa é a obra que Jesus exigiu do pecador, crer Nele como salvador (v.2).

3.O estrangeiro e o eunuco ou aleijados de todos os tipos eram excluídos da adoração no mais interior do Templo. Porém, Deus está aceitando o pecador arrependido e obediente. Há uma grande esperança para aqueles que não possuíam direito, serem aceitos como herdeiros da graça de Deus por causa de sua confiança em Cristo Jesus. A aliança de salvação não está em nascer num lar cristão, mas em aceitar o sangue da aliança que é a morte de Jesus Cristo em favor dos pecadores (v.3-4).

4.Um filho legítimo teria todos os direitos do pai, mas Deus em Sua lei perfeita concede salvação aos que não eram filhos e não eram povo. Quando alguém aceita a salvação em Jesus, passa a ter todos os direitos de um herdeiro legal. Ele passa a ser filho de Deus (João 1.11-12). Um estrangeiro e um aleijado não podiam entrar no Templo. Mas, Deus está dando um nome melhor do que filho para essas pessoas, nessas condições. Um nome eterno que não se apagará, mesmo que jamais estiveram presentes na genealogia do povo de Israel. Isso se chama graça. Assim como pessoas excluídas, mas obedientes ganhavam o direito da aliança de Deus, hoje, todo pecador que aceita a Cristo como seu salvador pessoal, recebe o direito da salvação eterna (v.5-6).

5.A Casa de Oração verdadeira é a presença de Deus e não uma construção terrena, seja o Templo de Israel ou um edifício de uma igreja local. O Templo do Senhor no reino do Messias será para todos os povos. Outros, além dos filhos de Israel, serão congregados no reino messiânico. Jesus chamou de “ovelhas de outro aprisco”. A salvação de Deus não é exclusiva de um povo, mas para todos os que creem em Cristo como seu salvador (v.7-8).

6.Por outro lado, os herdeiros legais ou legítimos perderam seu direito porque não viveram de modo digno da vocação de sua nação, Israel. Deus convoca os “animais do campo”, ou seja, os inimigos de Israel para completarem a disciplina de Deus sobre a nação. Os que deveriam avisar o povo do perigo da incredulidade e os conduzir na obediência a Deus se tornaram cegos, são como cães que não alertam os moradores de uma casa do perigo noturno porque são mudos. Os líderes de Israel só pensaram em dormir e comer em suas festas de luxúria. São pastores falsos. São beberrões inúteis. Assim também, os líderes das igrejas, hoje, devem alertar as pessoas dos perigos da incredulidade, das falsas doutrinas. Senão, serão considerados como os antigos guias espirituais de Israel (v.9-12).

18 comentários:

  1. QUANDO ACEITAMOS JESUS, ACEITAMOS TODA A PALAVRA DE DEUS E PRINCIPALMENTE SUA LEI MORAL QUE EXPRESSA SEU CARÁTER DIVINO. A LEI É ETERNA E O SÁBADO TAMBÉM É ALIANÇA PERPÉTUA ENTRE DEUS E SEU POVO (EZEQUIEL 20:20). SE DEUS MANDOU GUARDAR O SÁBADO, ENTÃO TEMOS QUE GUARDÁ-LO. JESUS ESTAVA PRESENTE NA CRIAÇÃO DO MUNDO E SANTIFICOU E DESCANSOU NO SÁBADO COMO DIZ A ESCRITURA EM GÊNESIS 2:3. O QUE OS FALSOS PROFETAS ACHAM NÃO INTERESSA PARA DEUS, O QUE INTERESSA PARA DEUS E O QUE ESTÁ ESCRITO NA SUA PALAVRA. OS SERVOS DO SENHOR SÃO TODOS OS QUE GUARDAM O SÁBADO COMO ESTÁ AÍ EM ISAÍAS 56. SERVO DE DEUS OBEDECE A SUA PALAVRA, NÃO OS ACHISMOS DE PASTORES DESOBEDIENTES QUE SEGUEM A MUDANÇA CATÓLICA DO SÁBADO PARA O DOMINGO. APOCALIPSE DESMASCARA A MERETRIZ E SUAS FILHAS GUARDADORAS DO DOMINGO, O SINAL DA BESTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão em Cristo Jesus, eu creio que você, é um Cristão, me perdoe pelo "você". Mas eu como um pregador da Palavra em nome de Jesus! E por chamado do nosso Pai Eterno, não consigo deixar de repassa-lo estas palavras, pois sou incomodado pelo Espirito Santo, á pelo menos tentar, fazer que a tua visão, veja os ensinamentos Cristão. Jesus Ele veio debaixo da lei, ou sob a lei,então Ele a seguiu até a sua morte lá na cruz,após entramos no tempo da graça. Os discípulos sendo Judeus continuarão ainda com a observância dos Sábados em suas sinagogas porque havia estas instruções que já estavam em seus corações, assim seremos nós se não abrirmos os nossos corações. Antigamente as Leis estavam em tabuas de pedra, hoje elas devem estar nas tabuas de nosso coração, Tanto é que Deus havia deixado um cerimonial, para a justificativa quando se cometessem pecado , seria sacrificado um animal e seu sangue, repararia a ofensa ou pecado a Deus! Hoje já não é mais necessário isto. E hoje o nosso descanso é CRISTO.Para estarmos em contato com Ele não há mais um dia especifico, pode ser todos os dias e em qualquer lugar e hora. Espero que tenha entendido. sei que haveria muitas coisas a ser falado, mas por agora e só. Que Deus continue te abençoando muito!

      Excluir
    2. Guardar o sábado com a tua própria força jactanciosa humana... meu difícil pois se até um filho teu quebrar o sábado vc está quebrando... lembrai-vós que em Jesus temos descasos não mais nossas forças mas a dele em nós fazendo-nos entrar em seu descanso eterno todos os dias... Jesus é senhor do sábado e quem está nele está santificado e desde já guardando o sábado para Deus!

      Excluir
    3. Guardar o sábado com a tua própria força jactanciosa humana... meu difícil pois se até um filho teu quebrar o sábado vc está quebrando... lembrai-vós que em Jesus temos descasos não mais nossas forças mas a dele em nós fazendo-nos entrar em seu descanso eterno todos os dias... Jesus é senhor do sábado e quem está nele está santificado e desde já guardando o sábado para Deus!

      Excluir
    4. Irmao Evandro os 10 mandamentos serviram pra justificar o homem antes de Jesus, quem era salvo antes de Jesus? Quem guardava os mandamentos da lei, ou seja qualquer pessoa que guardace toda a lei era salvar, ou que se arrependece depois da quebra de alguma lei, ate mesmo sendo de outra nação, pois se convertia ao judaísmo, Israel pecou e se desviou dos caminhos do Senhor, Deus por amor tanto aos israelitas , como por qualque outra pessoa de outra nacionalidade, enviou Jesus para que qualquer pessoa que aceite o seu sacrifício e o confece como Senhor e Salvador, seja justificado e receba a vida eterna.
      ESSA É A GRAÇA DE DEUS

      Excluir
    5. Irmao Evandro os 10 mandamentos serviram pra justificar o homem antes de Jesus, quem era salvo antes de Jesus? Quem guardava os mandamentos da lei, ou seja qualquer pessoa que guardace toda a lei era salvar, ou que se arrependece depois da quebra de alguma lei, ate mesmo sendo de outra nação, pois se convertia ao judaísmo, Israel pecou e se desviou dos caminhos do Senhor, Deus por amor tanto aos israelitas , como por qualque outra pessoa de outra nacionalidade, enviou Jesus para que qualquer pessoa que aceite o seu sacrifício e o confece como Senhor e Salvador, seja justificado e receba a vida eterna.
      ESSA É A GRAÇA DE DEUS

      Excluir
    6. Irmao Evandro os 10 mandamentos serviram pra justificar o homem antes de Jesus, quem era salvo antes de Jesus? Quem guardava os mandamentos da lei, ou seja qualquer pessoa que guardace toda a lei era salvar, ou que se arrependece depois da quebra de alguma lei, ate mesmo sendo de outra nação, pois se convertia ao judaísmo, Israel pecou e se desviou dos caminhos do Senhor, Deus por amor tanto aos israelitas , como por qualque outra pessoa de outra nacionalidade, enviou Jesus para que qualquer pessoa que aceite o seu sacrifício e o confece como Senhor e Salvador, seja justificado e receba a vida eterna.
      ESSA É A GRAÇA DE DEUS

      Excluir
  2. Olá Evandro. É necessário notar quando a Palavra de Deus está se referindo à Igreja e quando está se referindo à nação de Israel. O sábado, neste texto, é uma exigência para a nação de Israel. Se esticarmos esta ordem para os nossos dias, forçosamente também teríamos que afirmar que aleijados não poderiam entrar no lugar de adoração, pois junto com o sábado há também a proibição de aleijados, estrangeiros e eunucos entrarem no Templo. Ninguém, hoje, seria inconsequente em prescrever essas ordenanças para a Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relacao para os dias de hoje como aplicariamos para o dia de hoje.

      Excluir
    2. A essência da vida está em João 17.3. Conhecer a Deus intimamente e ao Seu Filho, Jesus Cristo. Você não precisa e nem pode fazer nada com que faça que Deus lhe ame mais. Ele ama o crente e não tem como amar menos e nem mais. Nossas obras nada acrescentam nesse relacionamento de amor. Desfrute dessa comunhão com Ele.

      Excluir
  3. hebreus 7. 12, Pois quando se muda o sacerdócio, a lei também precisa ser mudada. Entao fica mais claro que guardar o sabado e qualquer outra lei, foi abolida, mas existe os mandamentos de cristo e precisamos obedece-los...

    ResponderExcluir
  4. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
    Mateus 11:28,29. Concordo com João, Pércio, luíz e até com Anônimo, pois vejam bem :Sabá ou sabat é o dia semanal de descanso e/ou tempo de adoração que é observado em diversas crenças. O termo deriva do hebraico shabat,שבת "cessar", que foi pela primeira vez usado no relato bíblico do sétimo dia da Criação. A observância e lembrança do sabá é um dos Dez Mandamentos, sendo assim o testo é claro quem vem ate Jesus encontra (guarda )o shabat שבת

    ResponderExcluir
  5. Creio que Jesus fala no capítulo 12 de Mateus sobre o sábado ele diz que é lícito fazer o bem e ter misericórdia é o que eu quero não sacrifício devemos guardar o sábado como um dia perfeito Pois foi Deus que o santificou assim está escrito mas Jesus com sua grande misericórdia não poderia ver o necessitado passar fome ou morrer então no sábado ou em qualquer dia tenho que fazer o bem não só 5 dias na semana mas os 7 dias pois guardar o sábado não é só descansar de braços cruzados esperando domingo mas é doar seu corpo como oferta em libação ao Senhor como apóstolo Paulo nos ensina amém

    ResponderExcluir
  6. Creio que Jesus fala no capítulo 12 de Mateus sobre o sábado ele diz que é lícito fazer o bem e ter misericórdia é o que eu quero não sacrifício devemos guardar o sábado como um dia perfeito Pois foi Deus que o santificou assim está escrito mas Jesus com sua grande misericórdia não poderia ver o necessitado passar fome ou morrer então no sábado ou em qualquer dia tenho que fazer o bem não só 5 dias na semana mas os 7 dias pois guardar o sábado não é só descansar de braços cruzados esperando domingo mas é doar seu corpo como oferta em libação ao Senhor como apóstolo Paulo nos ensina amém

    ResponderExcluir
  7. Creio que Jesus fala no capítulo 12 de Mateus sobre o sábado ele diz que é lícito fazer o bem e ter misericórdia é o que eu quero não sacrifício devemos guardar o sábado como um dia perfeito Pois foi Deus que o santificou assim está escrito mas Jesus com sua grande misericórdia não poderia ver o necessitado passar fome ou morrer então no sábado ou em qualquer dia tenho que fazer o bem não só 5 dias na semana mas os 7 dias pois guardar o sábado não é só descansar de braços cruzados esperando domingo mas é doar seu corpo como oferta em libação ao Senhor como apóstolo Paulo nos ensina amém

    ResponderExcluir
  8. MUito bom este assunto e bem esclarecedor. Infelizmente muitos de nós pecamos em algum ponto,mas isso ocorre porque não discernimos espiritualmente as escrituras. A lei continua em vigor sim, pois sem ela como conheceríamos os nossos pecados e como diz as escrituras sem lei não há pecado. As leis nos dizem o quanto somos pecadores e incapazes de cumpri-las carnalmente,pois são espirituais.O padrão de Deus não mudou ao longo dos tempos, permanece alto. E como pode um ser feito do pó da terra achar que pode chegar ao padrão de Deus.As leis continuam para aviltar os nossos pecados. E alguém dizer que cumpre fielmente os dez mandamentos é se colocar no patamar de Jesus, pois foi o único que a cumpriu fielmente.

    ResponderExcluir