Jeremias 7

Capítulo 7: As falsas garantias sobre as quais o pecador se apoia
1.O povo de Judá estava colocando sua confiança no Templo, na oração dos profetas, nos sacrifícios e até no sacrifício dos filhos. No entanto, nada disso era garantia de proteção do juízo de Deus. O Templo não protege, mas se quisessem adorar naquele templo deveriam obedecer ao Senhor. O pecador é inclinado a pensar que objetos sagrados e local de reunião sagrado podem deixá-lo em dia com Deus. O Senhor quer do seu povo a justiça uns para com os outros. A prática religiosa não anula as impiedades. Alguns querem buscar uma falsa piedade para ficar com a consciência tranquila a fim de continuar a prática das impiedades. Deus já não considera o templo, mas vê o povo como um covil de ladrões. Assim como Deus castigou Israel, aqui tratada como Efraim, Ele castigará Judá porque Ele a busca para que se arrependa, porém, a nação não ouve a Deus (v.1-15).


2.O Senhor não incentiva Jeremias a orar pelo povo. É caso perdido! É claro que Jeremias como um profeta piedoso não desiste de orar pelo povo, assim como Moisés que intercedeu pelo povo e Deus ouviu, mesmo quando disse que destruiria o povo. Judá, no entanto, peca coletivamente e em família. Pai, mãe e filhos, juntos, adoram a Raiza dos Céus. Algumas divindades são consideradas rainhas. Istar da Assíria, Astarte dos cananeus, Anate dos ugarites, Maria e Aparecida do catolicismo, Iemanjá da Macumbaria, etc. Achou-se bolinhos de argila com forma de mulher. Acredita-se que faziam bolos em forma da Rainha dos Céus como forma de adoração a essas divindades. Embora seja comum ler que Deus fica irado com essa idolatria, aqui se diz que a vergonha é para os próprios adoradores. A vergonha é do próprio adorador, mas a ira vem de Deus sobre toda a nação (v.16-20).

3.Os sacrifícios foram supervalorizados e se esqueceram da ordem de Deus para o povo quando saiu do Egito. Deus quer obediência e não sacrifício. O sacrifício é apenas um sinal de que são obedientes, porém, se não forem obedientes, o sacrifício perde o significado. O povo andou para trás e não avançou no progresso da fé. Acontece isto também com alguns crentes, hoje. Parece que estão caminhando para trás e não conseguimos ver melhoras em seu viver diário. No entanto, estes mesmos podem ser os mais religiosos! O Senhor já está prevenindo o profeta Jeremias de que não ouvirão suas palavras, pois o próprio Deus já tentou e não deram ouvidos. A nação já morreu antes de morrer, ou seja, antes de irem para o cativeiro já estavam mortos em seus pecados (v.21-28).

4.Não adianta o voto de nazireu se não são obedientes de coração. Os cabelos consagrados e cortados não valem nada se não houver obediência interior do coração. A religião de Judá se misturou com a idolatria cananeia a ponto de oferecerem sacrifício humano aos ídolos. O pecador começa a ficar irracional cada vez que se afasta do Deus verdadeiro. Judá começou a sacrificar seus filhos a Moloque, deus cananeu. Tofete significa contenda, mas que se tornou o vale da Matança. Os cadáveres ficarão sem sepultura. A matança será grande quando a Babilônia invadir Jereusalém (v.29-34).

9 comentários:

  1. Muito boa sua esplanação,Deus abençoe sua vida meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Muito abençoada essa explicação,nos ajuda a entender a passagem bíblica e nos leva a absorver e fazer a vontade de Deus. Temos que ser obedientes e não religiosos.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada. eu orei e abri nesse veobrigada e entendi mais ou menos e vc min ajudou. Só nova convertida e tenho muitas dúvidas. A internet tem coisas ruins mais também tem boas uma delas e saber que pessoas como em pode chega aqui e tira dúvidas do que está lendo na bíblia.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a explicação. Deus abençoe tremendamente seu ministério.

    ResponderExcluir
  5. A paz do senhor
    muito bom esse blog
    que Deus continue abençoando vossas vidas

    ResponderExcluir
  6. Amado irmão ,ate gostei de seu blog, mas cheguei ate a parte que voce fala de Maria. Aí eu me questionei para que atacar as outras religiões .Respeite a crença de cada um . Deus fala em sua Palavra
    Para que amemos uns aos outros ,e essa é uma forma de amar aceitando as diferenças . Quem disse que vocês são o dono da verdade .Você conhece a Palavra? Sou católica,apostólica ,Romana, Mariana. Faço parte da RCC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria da Glória. Peço que não pare de ler os estudos deste blog e confira na sua Bíblia para ver se há alguma discordância. Maria, uma moça muito querida e amada, foi uma bênção, fazendo a vontade de Deus. Porém, ela própria precisou de Jesus como o Salvador, conforme se lê em Lucas 1.47. Se ela precisou de um Salvador, ela não deve ser adorada, concorda? Jesus é maior do que as religiões e até mesmo maior do que você e eu. Quem ama a Cristo deve também obedecer ao que Ele disse e assim o nosso amor será completo um pelo outro. Não quero deixar você triste e nem quero atacar você, apenas estudemos a Palavra juntos para aceitar o que é bíblico, mas deixar tudo o que vai contra a Palavra de Deus. Nossas tradições humanas, familiares e religiosas não podem ficar acima da mensagem de Deus. Abraço e continue escrevendo.

      Excluir
  7. É preciso ler com amor as explicações da palavra de Deus, eu sempre busco compreender certas passagens da bíblia que me deixam confusa, creio que sua explicação não é motivo para questionamentos, é uma verdade que se confirma na bíblia.

    ResponderExcluir