Jeremias 9-12

Capítulo 9: O castigo merecido
O povo está vivendo uma falsidade, pois comete pecados e trai o amor de Deus. Essa falsidade impede de conhecer a Deus. Quando não somos autênticos e formamos um próprio estilo falso de vida, Deus não tem prazer em se fazer conhecido. Além disso, deixaram a Lei de Deus por entenderem que não precisam de regras que não sejam as suas próprias. É comum para o legalista andar de acordo com suas próprias regras e não obedecer à Palavra de Deus. O povo passa a se gloriar em si mesmo e não busca a glória de Deus que é a única permissão de nos gloriarmos. Sendo assim, por serem falsos, abandonarem a Lei de Deus e por não se gloriarem no Senhor, o castigo da nação é merecido (v.1-26).

Capítulo 10: Os ídolos e o Deus verdadeiro
Os ídolos são tão inúteis quanto um pedaço de madeira é para nos socorrer em oração. A família toda estava envolvida em idolatria. Os ídolos nem podem se locomover e, assim como um espantalho precisam
que alguém os leve. O contrário disso é o Deus verdadeiro que é o Criador de todas as coisas. Ele é vivo e não precisa que alguém o carregue. O homem jamais deveria desafiar Deus com idolatria. O profeta entende o castigo de Deus sobre a nação e pede que o Senhor não exceda em Seu juízo para não matar o povo (v.1-25).

Capítulo 11: A aliança do Senhor
Deus se lembra da aliança que fez com o povo de Israel. Isso começo no Egito, desde a libertação, e continuou até agora. Porém, o povo não obedeceu ao Senhor. É um casamento frustrado onde só uma parte está cumprindo as responsabilidades. A aliança desse casamento está sendo unilateral. Além do povo não querer obedecer a Deus, pretende matar o profeta através de uma conspiração. Os próprios conterrâneos, de sua cidade natal, Anatote, queriam matar Jeremias, mas o Senhor promete a intervenção (v.1-23).

Capítulo 12: Jeremias em conflito
Qual servo do Senhor nunca entrou em conflito, não compreendendo os planos de Deus? Jeremias não entende porque os perversos prosperam. Asafe, no Salmo 73, também teve esse conflito e quase escorregou. Deus não deixou Jeremias sem resposta, mas disse que coisas piores aconteceriam, tais como a rejeição da própria família. Se já está enfraquecendo agora, como será quando a perseguição ficar mais acirrada? Mas nunca o Senhor deixará o seu servo sem apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário