Jeremias 39


Capítulo 39: Zedequias, Jeremias e Ebede – Orgulho, proteção e recompensa
1.Zedequias representa o orgulho. Foram dois anos de pressão. A Babilônia abriu uma brecha nos muros da cidade. Existem algumas brechas em nossa vida cristã também, tais como: falta de comunhão com Deus, ausência na comunidade dos irmãos, negligência para com a obra de Deus, desleixo nas finanças, indiferença no lar e outras brechas que se abrem no decorrer do tempo. Os príncipes caldeus tomaram conta do espaço que era de Zedequias. Nergal = deus do mundo inferior, Sarezer = proteja o rei, Sangar = aquele que olha de cima, Nebo = aquele que profetiza e os outros nomes não sabemos os significados (v.1-3).

2.Alguns acontecimentos mostram que Zedequias estava recebendo a consequência de sua falta de
confiança em Deus através das palavras do profeta Jeremias. Zedequias e seu exército tentaram fugir durante o cerco. Os caldeus perseguiram e os pegaram e os filhos de Zedequias foram mortos na presença dele. Os príncipes de Judá também foram mortos. Zedequias teve os olhos vazados e o palácio, casas e muros da cidade foram destruídos. O povo foi levado cativo. Os que saíram ganhando foram os pobres, antes explorados, mas agora se tornaram fazendeiros (v.4-10).

3.Se Zedequias representa uma pessoa e nação cheios de orgulho e arrogância, Jeremias representa a proteção de Deus, pois ele foi protegido e privilegiado. Jeremias habitou com o seu povo. Os crentes também gozam da proteção de Deus em muitas situações. Deus os protege de ceder às tentações, de si mesmo e dos enganos da carne, pois temos em nós mesmos um grande adversário da obra e vontade de Deus. Também somos protegidos dos inimigos e caluniadores. Ainda que eles venham, o Senhor é o juiz. Deus nos protege de envergonhá-Lo e também de fazermos mal ao próximo que é uma derrota para o testemunho (v.11-14).

4.Ebede-Meleque representa a recompensa de Deus. Antes de ser solto e se esquecer, Jeremias recebeu a ordem de Deus para procurar Ebede. Sabemos que aquele que teve o sonho revelado por José saiu e não se lembrou até que se passassem dois anos. Deus não quis deixar Ebede passar por perigos, mas usou Jeremias para recompensá-lo pelo que fez em favor do próprio Jeremias Deus revelou o seu plano a um estrangeiro, pois Ebede-Meleque era etíope. A recompensa de Ebede foi por ter ajudado Jeremias (veja 38.7-13). A recompensa de Ebede foi por ter confiado em Deus (v.15-18).

5.Neste capítulo, temos três exemplos para analisar e aplicar à nossa vida. Podemos ser como Zedequias, orgulhosos, e receberemos a disciplina. Podemos ser como Jeremias, fiéis, e receberemos a proteção de Deus ou podemos ser como Ebede, fiéis, e receberemos a boa recompensa de Deus.

Um comentário:

  1. MUITO INTERESSANTE ESSE CAPITULO 39 DE JEREMIAS

    ResponderExcluir