Jeremias 45

Capítulo 45: A tristeza de Baruque consolada pelo Senhor
1.Baruque era muito mais do que um simples escrivão do profeta Jeremias. Ele sentia todo o fardo que o profeta carregava pela nação. Ainda havia o agravante de ver o seu mestre ser tão desprezado. Deus se lembrou de Baruque, assim como Ele se lembra de todos os cooperadores da obra Dele. Baruque chegou a um ponto de exaustão por causa do sofrimento que viu Jeremias passar, pois o profeta falava com tanto amor, apesar de severo, mas o povo não o atendia. Era impossível passar por tudo aquilo sem ser, de alguma forma, afetado pela situação. O consolo de Deus para Baruque era que a obra de disciplina sobre a nação era irremediável. Era como se Deus tivesse construído um templo e Ele mesmo demolido. Era como se tivesse plantado uma lavoura e Ele mesmo arrancado os frutos ou destruído a plantação. Baruque tinha que se conformar com essa destruição e não buscar grandeza, mas refúgio no Senhor, pois Ele o protegeria por onde fosse (v.1-5).


2.Talvez passemos por momentos de tristeza também ao ver a miséria ao nosso redor. Há muitos sofrimentos de co-dependência pelos quais estamos sujeitos a passar. Devemos nos lembrar que cada pessoa tem seu fardo. Devemos ajudar a carregar os fardos uns dos outros, mas cuidemos, pois nunca conseguiremos viver a experiência do outro e muito menos a vida espiritual dele. Cada pessoa tem a responsabilidade diante de Deus como reage diante das dificuldades. Nossa compaixão tem limite. Imagine alguém se preocupar tanto com o problema de alguém doente a ponto de ficar doente também! Isso seria prejudicial a todos.

·         Quando há um familiar envolvido em vícios, tais como bebida, jogos, drogas, etc.
·         Quando pessoas próximas a nós não querem seguir o mesmo caminho da Palavra de Deus.
·         Quando pessoas próximas a nós estão sofrendo de depressão ou câncer ou uma doença terminal.
·         Quando alguém próximo a nós morre e nos sentimos obrigados a levar consolo aos familiares ou
     buscar consolo a nós mesmos.
·         Quando pessoas próximas a nós são humilhadas e desprezas.
·         Quando pessoas próximas a nós estão em dificuldade financeira além do que podemos ajudar.

Um comentário:

  1. Que maravilhoso é Esse Nosso Deus.Que permite ter-mos a oportunidade,como esta,a Sua Palavra com muita facilidade de compreensão dada por Ele à esta pessoa que Ele usa com tanto amor e dedicação,e,transmitir à todos nós que necessitamos de compreender melhor o que Deus tem do Seu Tesouro para todos nós.Obrigado Pércio Coutinho.Obrigado Senhor.

    ResponderExcluir