Jeremias 49

Capítulo 49: Profecia contra os amonitas, edomitas, damascenos, arábios e elamitas
1.Os amonitas também são descendentes de Ló, assim como os moabitas. Milcom era o deu amonita. Amom roubou a terra de Israel, Gade. Rabá era a capital de Amom. Da mesma maneira que Deus julgou Moabe e levou cativo para a Babilônia, juntamente com seu deus e sacerdotes, Amom terá o mesmo destino. Os amonitas confiavam em suas riquezas. A promessa de restauração só pode se dar no reino messiânico (v.1-6).

2.Os edomitas eam inimigos de Israel, pois não deram passagem quando precisaram passar por suas terras. Os edomitas são descendentes de Esaú. Este já tinha se reconciliado com o irmão, Jacó, mas os descendentes continuaram a inimizade. As cidades de Edom eram cavadas nas rochas e conhecidas até hoje na Arqueologia. Deus usaria a Babilônia para arrasar tudo em Edom. Até um ladrão deixa algo para trás, porém, no caso de Edom, nada ficaria. As mesmas palavras são usadas no livro do profeta Obadias que descreve a destruição de Edom. Sodoma e Gomorra aparecem aqui como comparação da destruição de Edom. Bozra é uma importante cidade ao norte de Edom (v.7-22).


3.Damasco era a capital da Síria. Deus usou novamente a Babilônia para destruir seus inimigos. Damasco foi incendiada. Os fortes e jovens não puderam medir forças com o invasor (v.23-27).

4.Os árabes aqui são chamados de Quedar. Sempre a Babilônia é quem fere os vizinhos de Israel. Os árabes sempre foram conhecidos por suas tendas e camelos. A paz e segurança dos árabes se acabarão com a perseguição dos babilônios. A menção de que não há portas e ferrolhos refere-se aos árabes que não tinham palácios, mas habitavam no deserto (v.28-33).

5.Elã ou Elão ficava perto da Babilônia. Eram bons arqueiros, mas o Senhor quebraria o seu arco. Os habitantes de Elão fugiriam para todos os cantos e se refugiariam em vários países. Também há promessa de restauração do lugar e isso só pode ter lugar no reino do Messias, Jesus Cristo (v.34-39).

6.Algumas palavras e atitudes se destacam nessas invasões.

Atitudes pecaminosas
Versículo
Ilustração
Luxúria e riqueza
v.4
Lc 12.16-21
Sabedoria deste mundo
v.7
1 Co 2.1-5
Soberba (arrogância)
v.16
Tg 2.1-4
Desejo pela fama
v.25
1 Co 4.7-13
Confiança em si mesmo e em seu poder
v.31 e v.35
At 19.13-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário