Gênesis 9



Capítulo 9: O novo governo, o governo humano
1.Deus recomeça a civilização através da família de Noé. Deus não criou nada novo, porém, mudou alguns hábitos da humanidade e dos animais. Até, então, o ser humano comia vegetais, mas a partir dessa nova geração, Deus permite que o ser humano coma proteína animal. Os animais passam a ter medo dos homens, por razão óbvia! O sangue do animal não deveria ser comido pelo homem. Outra mudança, é que o pagamento pelo assassinato seria a pena capital ou pena de morte. A razão é por causa da essência do homem. Ele é feito à imagem de Deus. Portanto, a destruição da imagem de Deus na terra seria punida com a morte (v.1-7).


2.Nessa nova condição do homem, há a promessa de Deus sobre a preservação da Terra. Deus não destruirá a terra com água. O arco celeste é o pacto. Isto não significa que lugares não serão inundados. Isso reforça a doutrina do Dilúvio universal, pois se fosse local, então, a pacto diria que jamais haveria inundação no suposto local exclusivo do dilúvio. O pacto é universal, pois diz toda a carne e sobre a terra. Não haverá a destruição da terra com água, porém, em 2 Pedro 3 é anunciada a destruição por fogo (v.8-17).

4.Toda a humanidade veio de Adão e Eva, mas a humanidade ganha sua árvore genealógica mais estruturada nos filhos de Noé. Os semitas, camitas e jafetitas. A agricultura marcou a humanidade como a principal atividade e sustento. A embriaguez, muitas vezes está associada à nudez e perversidade. Fica implícito por causa da maldição sobre Cam que ele não agiu bem em relação à nudez do pai. Sem e Jafé tiveram atitude correta a de tentar amenizar o vexame do pai (v.18-29).

“A palavra hebraica para ‘nudez’ (erwah) significa ‘nudez vergonhosa’ e frequentemente é usada para descrever comportamento imoral. Uma palavra diferente (eyrom) é usada para descrever nudez simples. A declaração no versículo vinte e dois que Cam era o pai de Canaã e o fato que a maldição de Noé é dirigida contra Canaã (v.25), indica que Canaã estava de alguma forma envolvido no comportamento imoral e indecente com seu avô bêbado. Cam era indiretamente culpado porque ele permitiu que Canaã crescer com seu caráter e porque evidentemente não tratou Noé com respeito quando o encontrou.”[1]


[1] The Hebrew-Greek Key Word Study Bible, pg. 15 (Revised Edition 1991 by AMG International, Inc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário