Oseias 1



Capítulo 1: Israel, a esposa infiel restaurada
1.É um texto de interpretação difícil, palavras fortes, mas de significado profundo. Se Oseias casou-se com uma prostituta ou se sua esposa se tornou infiel é assunto de polêmica. Há quem diga que Oseias resgatou uma prostituta e se casou com ela. Outros dizem que sua esposa teve o primeiro filho com ele, depois se tornou infiel e os outros dois filhos eram com outro homem, mas que Oseias aceitou-a em casa com os filhos. Os nomes têm ligação com a situação da nação de Israel. Jizreel (espalhou): Deus espalharia Israel entre as nações.  Lo-Ruama (desfavorecida): Deus deixaria de favorecer Israel entre as nações e Lo-Ami (não meu povo): Deus abandonaria o povo de Israel por um tempo (v.1-11).


2.O fato é que Deus quis ensinar que a Sua graça nos alcançou. Os nossos pecados eram muitos e graves para que Ele nos aceitasse, mas a Sua misericórdia e amor em Jesus Cristo nos alcançaram. Não devemos perder de vista que o texto se refere à infidelidade da nação de Israel e sua futura restauração para o reino Messiânico. Paulo usou esse texto para dizer que os gentios que formam a Igreja foram chamados povo sem ser considerado povo. A nação de Israel foi espalhada pelas nações, foi abandonada por Deus temporariamente, mas Deus voltará a tratar com Israel na Tribulação e a nação será salva pelo Messias que rejeitou por tanto tempo.

“Dar glória que pertence somente a Deus a qualquer criatura é uma injúria e afronta contra Deus tanto quanto uma esposa abraçar um estranho é uma afronta para seu marido. Muitos que são ligados a Deus têm quebrado seu laço matrimonial, fazendo com que a misericórdia de Deus vá embora de suas casas.”[1]

3.O profeta Oseias teve um casamento frustrado para ilustrar uma verdade. Isto não nos dá permissão para nos prostituirmos. Enquanto Israel foi espalhado por entre as nações, a Igreja foi juntada de todas as nações para formar um só Corpo. Israel foi lançado ao mundo e nós fomos resgatados do mundo. Israel perdeu, temporariamente, os seus favores de Deus, mas nós os crentes somos favorecidos com as bênçãos celestiais em Cristo Jesus. Israel nunca deixou de ser o povo de Deus, mas por enquanto está como todos os demais povos. Logo Deus voltará a tratar com  Israel. Enquanto isso, a Igreja é o povo escolhido de Deus para anunciar as boas novas de salvação ao mundo perdido, inclusive para Israel. A queda de Israel trouxe glória para nós, pois fomos salvos. Muito mais a restauração de Israel trará glória ao mundo sem salvação. Alegremo-nos por sermos Igreja, povo de Deus, mas jamais deixemos de orar pelos judeus para que conheçam o Messias de Israel.


[1] Summarized Bible - Complete Summary of the Bible, Oseias 1.1-11 – Keith L. Brooks 1919 (extraído de e-sword 10.3.0 – 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário