Gênesis 34



Capítulo 34: O estupro de Diná e a vingança dos filhos de Jacó
1.Já estabelecidos em sua terra, a descendência de Jacó está conhecendo a vizinhança. Diná devia ter uns 15 anos. Em todas as épocas, abusadores sexuais são iguais: covardes, insaciáveis, violentos e pedófilos. Contudo, Siquém acabou se apaixonando por quem ele agrediu e desejou-a e quis fazer o correto pedindo ajuda ao pai para dar entrada ao processo de casamento. Jacó, estrategicamente, contou com os filhos para obter vingança do ato de Siquém.  Infelizmente, muitos jovens, ainda hoje, perderam a decência de entrar na atividade sexual pelos meios legais, morais e santo do casamento. Praticamente nossa sociedade oficializou a violência sexual. Se namorados não acham que estão se violentando sexualmente, deveriam ler a Bíblia e perceberiam que estão cometendo violência ao
princípio sexual apresentado por Deus. O pai de Siquém, Hamor, propôs uma aliança entre as famílias através do casamento de Siquém e Diná e, eventualmente, outros casamentos (v.1-10).

“Em primeiro lugar, o que Jacó estava fazendo demorando-se naquela região pagã e deliberadamente colocando a família em perigo? Deveria estar em Betel conduzindo-os para mais perto do Senhor. O nome do Senhor não é mencionado nenhuma vez nesse capítulo e, sem dúvida, a sabedoria do Senhor também não estava presente.”[1]

2.Siquém estava perdidamente apaixonado pela moça e estava disposto a pagar o mais caro dote que fosse exigido pela família. Os filhos de Jacó, herdando a astúcia dele, enganaram Siquém e Hamor propondo a circuncisão de todos os homens, adultos inclusive. Entre fazer a dolorosa cirurgia e deixar de se beneficiar daquela próspera aliança, os homens optaram pela circuncisão. Enquanto estavam acamados e doloridos da cirurgia, os filhos de Jacó atacaram a cidade, matando os homens e saqueando seus bens. Jacó não imaginava que a sua astúcia fosse tão mais perigosa na sua descendência. Foi um ato premeditado, violento e irreverente, pois não pediram conselho ao Senhor ou ao pai deles. Os filhos só conseguiram ver o ódio e vingança diante deles, mas Jacó via as terríveis consequências diante dos cananeus (v.11-31).



[1] Comentário Bíblico Expositivo do VT vol.1 Pentateuco, pg. 175 – Warren W. Wiersbe (Editora Geográfica – 1ª edição 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário