Oseias 11



Capítulo 11: Os laços do amor de Deus
1.Deus cuidou da nação de Israel chamando-a do Egito com mão poderosa, destruindo o exército do perverso Faraó. O Senhor Jesus também foi chamado do Egito, época em que os pais foram para lá por ordem de Deus para protegerem Jesus do perverso Herodes (Mt 2.15). Deus chamou a nação de Israel para Si, porém, se afastavam cada vez mais. O povo de Deus aprendeu a andar com Ele, mas não reconheceram que Ele estava cuidando. Israel foi tratada como uma bezerra. Deus puxou-a para fora do rebanho com cordas de amor. Por não reconhecer o amor e cuidado de Deus, Israel voltará para a escravidão, não para o Egito, mas agora para a Assíria. Aparentemente, alguns poderiam achar que Deus estava sendo muito severo, pois Israel nunca deixou de clamar ao Altíssimo, porém,
nunca o exaltou como Aquele que é mais alto do que todos os deuses (v.1-7).

2.Mesmo Israel merecendo a disciplina, Deus não abandona o povo que tanto ama e tem compaixão. A menção de Admá e Zeboim é pouco conhecida, mas se referem à mesma destruição de Sodoma e Gomorra. São quatro cidades, mas sempre nos lembramos de Sodoma e Gomorra, apenas. O homem tem um espírito de vingança inadiável, porém, Deus é compassivo. Deus apascentará o Seu rebanho, Israel, não como um frágil pastor, mas como um leão que ruge forte. Israel ao ouvir o rugido do Leão de Judá que é Cristo Jesus, virá de todos os lugares, aqui mencionando o Ocidente. O texto diz que Deus está fiel com o Santo. Sabemos que Deus se agrada do Santo que é Jesus, o Messias. Ele está conosco porque estamos em Cristo (v.8-12).

“A unidade do livro todo é demarcada por uma introdução (1.1) e fórmula final (14.9). Como já declarado em dupla divisão – o mais amplo material biográfico concercente ao casamento do Senhor com Israel, ilustrado pelo casamento do próprio profeta com Gômer (caps. 1-3), seguido por uma seção mais longa consistindo das palavras do profeta (caps. 4-14) – reconhecida há tempos. O que não tem sido observado é que dentro dessas seções e através de todo o livro há cinco movimentos cíclicos de julgamento a salvação. Os cinco ciclos de julgamentos-salvação são os seguintes: Ciclo I (1:2-2:1); Ciclo II (2:2-23), Ciclo III (3:1-5), Ciclo IV (4:4-11:11), Ciclo V (11:12-14:8).”[1]


[1] The Theological Center of the Book of Hosea - David B. Wyrtzen (Bibliotheca Sacra -- October-December 1984, pg. 316 - Copyright 1997 by Dallas Theological Seminary and Galaxie Software)

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