Gênesis 47



Capítulo 47: A nova residência da família de Jacó
1.Os irmãos de José, cinco deles representando a família, fizeram exatamente como José os preveniu. Eles não mentiram sobre sua profissão e, por isso, foi fácil receberem a terra de Gósen como sua nova residência. Descobrimos que Faraó também tinha rebanhos e pastores. A abominação que eles tinham talvez não fosse por causa da carne ou leite e nem pelos pastores egípcios, mas por pastores estrangeiros. Jacó conheceu e abençoou Faraó, ou seja, cumprimentou-o. Jacó considera os seus dias poucos em relação aos pais e maus devido a tudo o que passou, principalmente, com a perda de José a qual foi reparada, pois José não se perdeu, mas foi usado por Deus para restaurar a família e fazer nascer dela uma nação (v.1-12).

2.José continuou com o seu trabalho honesto. Ele não desviou o dinheiro de Faraó para a sua família
em Gósen. A fome era severa e quando o dinheiro para comprar trigo acabara, as pessoas trocavam o gado pelo alimento. Dessa forma, o Egito, através da administração de José, tornou-se uma potência mundial. Quando até o gado já estava nas mãos do Egito, as pessoas se venderam como tributárias ao Egito. José deu sementes às pessoas e toda a plantação renderia ao Egito 20% das colheitas. Os sacerdotes egípcios eram protegidos por Faraó e José respeitou isso, pois ele era o administrador dos negócios de Faraó e não da religião do Egito. Enquanto isso, o povo de José crescia na terra de Gósen com muita prosperidade. Jacó estava partindo para a glória de Deus e recebeu de José a promessa que o sepultaria em Canaã (v.13-31).

“Não obstante os maus-tratos recebidos anteriormente, o crente que prospera neste mundo não deve negligenciar nem desprezar seus parentes pobres em necessidade. A medida de um grande homem é a maneira como ele trata os homens que em si mesmos têm sido pequenos.”[1]

O cuidado para com a família
1.Buscando oportunidades para os seus (v.1-4)
2.Dando honra para o patriarca da família (v.5-10)
3.Providenciando sustento para os seus (v.11-12)
4.Continuando com as suas atividades fora dos familiares (v.13-26)
5.Satisfazendo os desejos possíveis dos mais velhos (v.27-31)


[1] Complete Summary of the Bible - Keith L. Brooks (1919 extraído de comentários de e-sword 10.3.0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário