Êxodo 18

Capítulo 18: O conselho do sogro de Moisés
1.Moisés, em algum momento, enviou Zípora e filhos de volta para Midiã. Provavelmente, no incidente quando o Senhor encontrou Moisés e ameaçou matá-lo por não ter obedecido e circuncidado o filho (ver capítulo 4). Jetro, o sogro de Moisés, ouviu a respeito do grande livramento operado por Moisés e levou Zípora, Gérson e Eliézer para junto de Moisés. Jetro reconheceu que Deus é maior do que os outros deuses. Isso sugere que ele não era um adorador do Deus verdadeiro e que era um sacerdote pagão. Ele chega mesmo a adorar a Deus com sacrifícios (v.1-12).

2.Moisés tinha muito trabalho, pois tinha que julgar questões entre o povo. A carga horária dele era
cansativa, mas fazia isso com resignação e alegria, pois servia ao Senhor. O sogro dele não achou bom o que viu. O genro estava se esgotando, segundo o parecer de Jetro. Alguns veem o conselho de Jetro como vindo de Deus e acham que a forma de conduzir a obra de Deus é muito semelhante a qualquer organização bem estruturada. Outros veem no conselho de Jetro uma maneira humana de realizar as tarefas na obra de Deus. Segundo esses, Deus dá forças para seus servos e a obra de Deus precisa ser realiza com os recursos de Deus e não dos homens. Realmente, a Bíblia não diz que Deus aprovou o conselho de Jetro, como vindo do próprio Deus, embora Moisés tenha aceitado e praticado o que Jetro sugeriu. Jetro não continuou com Moisés, mas voltou para Midiã. Abaixo, duas opiniões diferentes sobre o conselho de Jetro (v.13-27).

“Deve ser notado (Nm 11.14-17) que Deus ignorou o conselho de Jetro e sua organização humana… Não somos chamados para o serviço com base em nossa própria capacidade, mas na capacidade de Cristo (Fp 4.13).” [1]

 “O conselho de Jetro foi sábio e prático e ele apresentou este submisso à vontade de Deus (Êx 18.23). Moisés pode não ter reconhecido seriamente o problema que ele enfrentava. Parece que era um administrador dado que não teria, conscientemente, deixado o bem-estar social de Israel se deteriorar. Entretanto, a eficiência do seu sogro mostrou como ele poderia melhor administrar o seu tempo.”[2]

Conselhos de sogro
1.Cuidar da família (v.1-6)
2.Nutrir amizade (v.7-8)
3.Adorar a Deus (v.9-12)
4.Delegar autoridade (v.13-26)
5.Separar-se para prosseguir (v.27)




[1] Complete Summary of the Bible (Exodus 18.1-27) - Keith L. Brooks (1919 extraído de comentários de e-sword versão 10.3.0 - 2014)

[2] The Expository Notes of Dr. Constable (Dr. Constable's Bible Study Notes). Copyright 2012 by Dr. Thomas L. Constable (Extraído de comentários de e-sword versão 10.3.0 - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário