Levítico 24

Capítulo 24: Azeite, pães e blasfêmia
1.A luz do candelabro não deveria jamais se apagar e para isso era necessário a manutenção constante das lâmpadas e o azeite. O nosso Senhor Jesus é a nossa luz que jamais se apaga, porém, nós que somos suas lâmpadas precisamos nos conservar em comunhão com o Espírito Santo, deixando-O atuar através de nós. No Estado Eterno, não haverá necessidade da luz do sol e nem do candelabro, pois não haverá Templo. O Senhor será a nossa luz e o nosso santuário (v.1-4 veja Ap 21.22-23).

2.O pão da mesa da proposição também deveria ser cuidado. A cada semana os pães eram
renovados sobre a mesa. O sacerdote e os filhos comiam dos pães no lugar santo.  O nosso Senhor Jesus é o nosso pão da vida. Devemos levar esse alimento aos povos para que sejam alimentados com o pão do céu, Jesus, o Salvador. No Estado Eterno também seremos alimentados com os frutos da árvore da vida e jamais faltará (v.5-9 veja Ap 22.2).

3.Tudo o que vimos em Levítico aponta para a santidade de Deus. Portanto, o seu nome é santo e não pode ser proferido para xingar ou blasfemar. Algumas coisas podem ser evitadas quando obedecemos ao Senhor desde o princípio dos assuntos. Neste caso, o problema da blasfêmia veio como resultado de uma briga e quando atentamos melhor para o assunto, claramente se vê que o filho não temia ao Senhor. Indo mais profundo no assunto vemos outro problema, o casamento misto. O filho poderia ter o exemplo da mãe israelita, porém, o pai era egípcio. O resultado foi prisão e morte. Moisés enfatizou que a Lei seria aplicada tanto para o natural como para o estrangeiro. Devemos orientar nossos filhos a se casarem com pessoas salvas por Jesus e que andem com o Senhor (v.10-23).

Recordando de Jesus visualmente
1.O candelabro - Jesus é a luz (v.1-4 veja Ap 21.22-23)
2.O pão da mesa – Jesus é o alimento (v.5-9 veja Ap 22.2)

Mudança de comportamento para evitar o pior
1.Mudando o comportamento em relação às uniões de casamento (v.10, israelita com egípcio)
2.Mudando o comportamento em relação às contendas e brigas (v.10)
3.Mudando o comportamento em relação ao desrespeito para com o nome de Deus (v.11-16)
4.Mudando o comportamento em relação ao desrespeito para com a vida do próximo (v.17)
5.Mudando o comportamento em relação à irresponsabilidade (v.18)
6.Mudando o comportamento em relação à prática do mal contra o próximo (v.19-23)


Nenhum comentário:

Postar um comentário