Esdras 1

Capítulo 1: Um rei do mundo usado por Deus
1.Ciro, o rei da Pérsia foi usado por Deus para liberar o povo de Israel para voltar a Jerusalém e reconstruir a cidade, os muros e o Templo. O coração do rei está nas mãos do Senhor e Ele pode mudar o curso da História quando quiser. Embora Deus dê liberdade para o governo humano agir, algumas vezes Ele interferiu na História com algum propósito específico. Ciro tomou para si a responsabilidade de reconstruir o templo em Jerusalém. O povo de Deus deveria obedecer a Deus através de Ciro. O próprio Ciro e o povo da Pérsia financiariam os custos. Quem diria, o Irã um dia ajudou Israel! (v.1-4).

2.Os líderes de Israel se levantaram para fazer o que estava no coração de Deus. Ele já tinha usado
Jeremias para profetizar o cativeiro e o retorno. Tudo o que Judá perdeu no despojo da Babilônia foi devolvido pelo rei Ciro. A honestidade do rei contribuiu para os planos de restauração que Deus estava estabelecendo em Judá (v.5-11).

“Quanto a este eco da história do Êxodo, ver sobre o v. 4. Aquele versículo demonstra também que o termo voluntariamente dado refere-se às dádivas para o Templo propriamente dito, sendo que o restante evidentemente era para os peregrinos. Não havia questão de recusarem este dinheiro dos descrentes; pelo contrário, conforme Ageu 2.7-8 indicaria, uma vez que as coisas preciosas de todas as nações eram do Senhor, estavam às ordens Dele para que Ele os usasse.”[1]


Sonhos realizados (Ed 1)
1.Deus cumpre sua promessa (v.1)
2.Deus usa o rei para o seu propósito (v.2)
3.Deus quer reunir o seu povo (v.3)
4.Deus dará os recursos (v.4)
5.Deus levanta líderes e trabalhadores (v.5)
6.Deus usa a voluntariedade (v.6)
7.Deus faz justiça (v.7)
8.Deus é generoso (v.8-11)




[1]Introdução e Comentário Esdras e Neemias, pg. 35 – Derek Kidner (Série Cultura Bíblica – Edições Vida Nova e Editora Mundo Cristão – São Paulo – SP – 1ª ed. 1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário