Números 10

Capítulo 10: As trombetas de prata
1.Havia as trombetas de chifres de carneiros (sophar), porém, essas eram as trombetas de prata. As trombetas tinham como objetivo convocar o povo ou a liderança em frente à porta da entrada do Tabernáculo também chamada porta da tenda da congregação. Quando duas trombetas tocassem juntas, o povo todo se reunia. Se apenas uma trombeta tocasse, então, a liderança somente se reunia. Há assuntos que interessam a toda a congregação, porém, há assuntos que precisam ser tratados somente entre líderes. Os toques de alerta ou toque a rebate significam coisas distintas conforme os toques. O apóstolo Paulo mencionou isso em 1 Co 14.7-8. O toque precisa significar algo. Deus livraria o povo conforme o toque das cornetas. Havia toque para festas e toque para batalhas. Toque para ataque e toque para retirada. Precisamos ouvir o toque correto na vida cristã
para fazer a vontade de Deus (v.1-10).

2.Pela primeira vez o povo de Israel levantou acampamento para mudança. No total, o acampamento foi montado e desmontado 41 vezes. As coisas sagradas iam atrás a fim de que quando chegassem ao lugar designado para o novo acampamento, o tabernáculo já estaria montado. É necessário que tudo esteja em ordem para se receber as coisas espirituais. O crente precisa colocar a vida em ordem para fazer a vontade de Deus. O coração do incrédulo precisa ser preparado para receber a semente da Palavra de Deus (11-28).

3.O cunhado de Moisés foi convidado para seguir junto com o povo de Israel, mas ele não quis. Moisés insistiu prometendo repartir todas as coisas boas que o Senhor desse ao povo. A Bíblia não relata se o cunhado de Moisés o seguiu ou não. O conhecimento do cunhado de Moisés sobre o deserto daria uma segurança a Moisés e ao povo. No entanto, o servo de Deus precisa confiar somente no Senhor, pois, a nuvem jamais os abandonava. A nuvem os guiava. A arca representava a presença de Deus com o povo. Quando ela se erguia ou parava, Moisés tinha as palavras certas a proferir tanto para que o Senhor abrisse caminho como para o Senhor ficar com o povo. Sem a presença de Deus não podemos caminhar a jornada da fé. Ele precisa abrir o caminho para nós e precisa ficar conosco para não nos perdermos em nossos próprios planos e projetos (v.29-36).

“Se bem que não haja qualquer texto explícito, é muito provável que aceitasse o convite de Moisés, pois encontramos os seus [de Hobabe, cunhado de Moisés] descendentes mais tarde em Canaã (Jz 1.16; 4.11).”[1]

Os avisos de Deus
1.As trombetas avisam sobre nossa reunião para partirmos em frente (v.1-3, 7 ver 1 Co 14.8)
2.As trombetas avisam que os líderes precisam se reunir (v.4)
3.As trombetas são tocadas por alguns escolhidos para os assuntos espirituais (v.8)
4.A trombeta da oração deve ser tocada para Deus nos livrar (v.9)
5.As trombetas nos avisam que devemos adorar ao Senhor (v.10)
6.A nuvem também é um aviso seguro para a primeira mudança e para as demais (v.11-13)
7.As coisas espirituais precisam encontrar um lugar em ordem (v.21, 28)
8.Se temos as trombetas e a nuvem, não precisamos de homens e suas habilidades (v.29-31)
9.A arca que é a presença de Deus abre caminho e fica conosco (v.32-35)
10.A trombeta da igreja: ressurreição e arrebatamento (1 Co 15.52, 1 Ts 4.16)



[1] Novo Comentário da Bíblia – Números, pg.34 (Editado pelo Prof. F. Davidson, MA,DD. Editado em Português pelo Rev. D. Russell P.Shedd, MA, BD, PhD – Edições Vida Nova – São Paulo – SP – 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário