Josué - Introdução

O livro de Josué
Introdução[1]
1.Josué nasceu na escravidão egípcia. O nome de seu pai era Num, da tribo de Efraim (1 Cron 7.20-27); nada sabemos sobre sua mãe. Era chamado de Oséias, que significa “salvação”, mas Moisés chamou-o de Josué (“Jeová é Salvação”, Nm 13.16, é o mesmo nome de “Jesus”). Serviu Moisés durante a jornada da nação (Êx 24.13). Também guiou o exército na batalha contra Amaleque (Êx 17); foi um dos dois espias que teve fé para entrar em Canaã quando a nação se rebelou em incredulidade (Nm 14.6ss). Como resultado de sua fé, juntamente com Calebe, entrou na Terra Prometida. A tradição judaica afirma que Josué tinha 85 anos quando tomou o lugar de Moisés na liderança da nação. Josué 1-12 (a conquista da terra) cobre um período de 7 anos; ele passou o restante de sua vida distribuindo a herança e governando a nação. Morreu com 110 anos (24.9). Talvez Josué não tenha escrito todo o
livro, mas algum dos “anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué” ajudou (Js 24.26, 31), principalmente no relato da morte de Josué.

2.O livro de Josué foi escrito em 1400 a.C. O livro cobre um período de 25 anos. Em Hb 4.8 “Jesus” devia ser traduzido “Josué”. O nome “Jesus” é o equivalente a “Josué”, ambos significam “Salvação de Deus” ou “Jeová é o Salvador”. Assim como Josué conquistou inimigos terrenos, Cristo feriu cada inimigo através de Sua morte e ressurreição. Foi Josué, e não Moisés (representando a Lei) quem levou Israel a Canaã; e é Jesus quem nos guia ao descanso e à vitória espiritual e não as obras da Lei. Assim como Josué repartiu as heranças às tribos, Cristo tem-nos dado nossa herança (Ef 1.3ss). O conselho de Josué foi rejeitado pelo povo em Kades-Barnéa (Nm 13-14); e Cristo “veio para os Seus, mas os Seus não O receberam”.

3.Canaã NÃO é um quadro do céu, pois o crente não terá que batalhar para ganhar o céu. Canaã representa a herança de Deus em Cristo. A vida cristã vitoriosa é cheia de batalhas e bênçãos, mas também uma vida de descanso. Hb 4-5 enfatiza que entrar em Canaã é um quadro do crente entrando numa vida de descanso e vitória pela fé em Cristo. O quadro seguinte ilustra os estágios da vida espiritual:

Egito
Deserto
Canaã
Quadro do mundo, a escravidão do pecado
Quadro da derrota cristã
Quadro da vitória e herança em Cristo
O homem natural (não salvo)
O homem carnal
O homem espiritual
O peso do pecado
A derrota do crente que não crê
A vitória da fé
4.Os que se opõem à Inspiração das Escrituras e ao Caráter de Deus atacam as passagens em que Josué fala de guerra e matança (6.21, por exemplo). “Como pode um Deus de amor ordenar tamanho derramamento de sangue?” perguntam. Devemos ter em mente o seguinte: Deus deu a essas nações centenas de anos para se arrependerem (Gn 15.16-21) de seus caminhos imundos. Em Lv 18 relata o que eram “as obras de Canaã”, práticas intoleráveis de sua adoração! Qualquer pecador (como Raabe Jos 2 e 6.22-27) podia ser salvo pela fé; e havia prévia advertência (Jos 2.8-13). Deus usou a guerra para castigar e destruir as nações que se esqueciam de Deus. As nações pagãs que fizeram aliança com Israel, acabaram por tornarem-se laços para os judeus, fazendo-os pecar. Deus destruía essas nações para puni-las por causa de seus pecados e para proteger Seu povo de seus maus caminhos.

“O cirurgião que desinfeta seus instrumentos para matar os germes segue o mesmo princípio em escala menor.”

5.Deus esperou até o momento em que comeriam do próprio fruto da terra prometida. Apesar de toda a murmuração no deserto, Deus continuou mandando o maná (5.12).


[1]  1.Explore the book - J.Sidlow Baxter
 2.Merece confiança o AT? - Gleason L.Archer, Jr
 3.Manual Bíblico - H.H.Halley
 4.Estudo Panorâmico da Bíblia - Henrietta C.Mears
 5.Christian Workers' Commentary on The Old e New Testaments - James M.Gray
 6.Análise Bíblica Elementar - James M.Gray
 7.O livro dos livros - H.I.Hester
 8.Conheça sua Bíblia - Júlio Andrade Ferreira 
 9.A História de Israel - Samuel J.Schultz
10.Através da Bíblia - Myer Pearlman
11.Introdução ao Velho Testamento -  H.E.Alexander
12.De Adão a Malaquias - P.E.Burroughs
13.O Novo Dicionário da Bíblia
14.Bíblia anotada pelo Dr. Scofield
15.Expository outlines on Old Testament - Warren W.Wierse
16.A Short introduction to the Pentateuch - G.Ch. Aalders
17.Comentários da Bíblia Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário