Josué 13

Capítulo 13: As terras não conquistadas
Assim como o povo de Israel não conquistara todas as terras que deveriam, os crentes também não se apropriaram das bênçãos que há em Cristo Jesus. Ainda há valores e virtudes que precisamos compreender na vida cristã. A falta de compromisso de Israel impedia de avançar e conquistar. Da mesma forma, nossa maturidade fica atrasada devido ao desinteresse que temos de progredir no conhecimento e intimidade. Apesar do ótimo líder que o povo tinha não seguiram adiante nas conquistas. O Senhor também tem levantado líderes maduros em sua obra na igreja, mas nem todos têm aproveitado dos ensinos e experiência deles. A tribo de Levi era especial, pois não precisava lutar para conquistar terras. O serviço do Senhor era a herança dos levitas por todo Israel. Eles
precisariam de muito pouco, pois seriam sustentados pelas ofertas da Casa do Senhor. As duas tribos e meia, já mencionadas bastante, precisariam apenas conquistar as primeiras terras para os seus irmãos e, então, poderiam retornar, conforme o combinado, para a Transjordânia. Uma menção é feita a Balaão que foi morto (v.1-33).

“Tu és velho – Portanto não demore para fazer a obra que eu tenho ordenado que faças. É bom para aqueles que estão afetados pelos anos, serem lembrados que eles são assim: devem ser apressados para fazer a obra da vida e se prepararem para a morte que está vindo rapidamente.”[1]

A velhice com suas limitações, privilégios e perigos (Js 13)
1.Idosos são limitados na mobilidade. Ex: Davi na cama (2 Rs 1)
2.Idosos são limitados na força. Ex: Davi e os filhos de Zeruia (2 Sm 3.39)
3.Idosos são limitados na velocidade. Ex: Correrão e sem fadiga (Is 40.31)
4.Idosos são limitados na memória. Ex: Lembro-me dos juízos antigos (Sl 119.52)
5.Idosos têm o privilégio da experiência. Ex: Roboão e os mais experientes (1 Rs 12.6)
6.Idosos têm o privilégio do respeito/autoridade. Ex: Eliú esperou os mais velhos (Jó 32.4)
7.Idosos têm o privilégio de ser servidos/cuidados. Ex: Quem tem idosos, cuidam deles (1 Tm 5.8, 16)
8.Idosos correm o perigo de ser enganados. Ex: Isaque foi enganado por Rebeca e Jacó (Gn 27)
9.Idosos correm o perigo de ficarem doentes mais facilmente. Ex: Dias maus (Ec 12)
10.Idosos correm o perigo de se desculparem na velhice para não se responsabilizarem na vida cristã. Ex: Mais entendido que os velhos (Jó 32.9, Sl 119.100, Tt 2.2)



[1] John Wesley's Explanatory Notes on the Whole Bible – Josué 13.1 (Published in 1706 extraído de e-sword version 10.3.0 - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário