Juízes 17

Capítulo 17: A família de Mica
Um acontecimento muito estranho, mas o que o que não é estranho quando não há o temor de Deus nos corações? Sem um direcionamento de pessoas fiéis, sem modelos de caráter e vida com Deus, a sociedade se perde em suas idolatrias. Essa mãe foi tola, mesmo querendo ser grata pelo que o filho fez, ou seja, ter confessado que o dinheiro foi roubado por ele mesmo. Mica e sua mãe não andaram nos caminhos de Deus, por isso, deram-se àquela idolatria. Até um levita se corrompeu aceitando trabalhar como sacerdote por algum dinheiro. Vemos um sincretismo, que é uma mistura de crenças, naqueles dias como é comum hoje em dia também. As pessoas misturam o que pensam que é certo com a Palavra de Deus. Por isso, os crentes precisam se certificar se estão ganhando
pessoas para os caminhos de Jesus Salvador ou apenas estão oferecendo às pessoas um complemento para suas crendices (v.1-13).

“Uma ilustração marcante de toda a apostasia. Com total afastamento da vontade revelada de Deus a respeito da adoração e sacerdócio, há ainda uma exaltação do falso sacerdócio. Dizendo: ‘Bendito seja tu de Jeová’, A mãe de Mica faz um ídolo; e Mica espera a bênção de Jeová porque ele ligou [sincretizou] sua idolatria à antiga ordem levítica.”[1]

A perda do significado da adoração (Jz 17)
1.A adoração perde o significado quando há maldição (v.1-2)
2.A adoração perde o significado quando há idolatria (v.3-5)
3.A adoração perde o significado quando cada um faz o que quer (v.6)
4.A adoração perde o significado quando há sincretismo religioso, ou seja, mistura de crenças (v.7-13)

O sincretismo religioso – alguns exemplos (A palavra significa “combinar, misturar”)
1.A Cabala ensina que no Universo os Arcanjos representam as Leis de Deus.
2.Os samaritanos misturaram as crenças assírias com as judaicas. Criam só no Pentateuco.
3.Na Índia, Jesus é uma manifestação humana de seus deuses.
4.Em algumas igrejas de certas culturas pratica-se feitiçaria e adivinhações.
5.Os índios ao ouvirem as histórias bíblicas tentam buscar histórias semelhantes em suas culturas.
6.Pessoas buscavam benzedores para a doença dos filhos. Alguns veem o pastor com um tipo de benzedor ao orar pelos filhos doentes. Constata-se isso quando não aceitam oração que não seja do pastor.



[1] Scofield Reference Notes (1917 Edition) - Cyrus Ingerson Scofield (1843-1921) – Juízes 17.13 - (extraído de e-sword version 10.3.0 – 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário