1 Samuel 4

Capítulo 4: Derrota nacional e tragédia familiar
1.Depois de um cenário aparentemente pacífico, isto é, sem guerras, quase nos esquecemos que o contexto do livro que estamos estudando é a época dos juízes e, por isso, ainda havia batalhas. Desta vez, e mais uma vez, contra os filisteus. A derrota de Israel nunca é normal. Sempre que acontece é devido a algum desajuste da liderança ou do povo. É sinal de desobediência. Os líderes, inconformados com a derrota, decidem que a presença da arca lhes dará a vitória. Os filhos de Eli foram junto com a arca para a batalha. Os filisteus temeram os gritos dos hebreus e a presença da arca, achando que estavam protegidos por algum deus poderoso. De fato, a história do Egito era tão famosa que os filisteus achavam que os mesmos “deuses” que deram vitória para Israel combateria
contra eles agora. Porém, sabemos que foi o único Deus verdadeiro que deu vitória aos israelitas. Os filisteus, por medo, ganharam força e mataram 30 mil israelitas (v.1-10).

2.A Palavra de julgamento do Senhor se cumpriu, pois os filhos de Eli foram mortos. A notícia foi muito triste para todo o povo e para Eli foi fatal. A idade avançada, a cegueira e a obesidade contribuíram para um tombo pelo susto que Eli levou com a notícia. A mulher de Finéias também se assustou e começou a dar à luz, pois estava grávida. Ela acabou morrendo no parto. O nome dado ao filho mostrou uma total falta de esperança, “foi-se a glória de Israel” (v.11-22).

“Os hebreus costumavam confundir a presença de Deus e os símbolos religiosos de Sua presença. Deus estava onde os objetos sagrados estivessem. Quando a arca foi tomada, Deus foi considerado ausente de Israel. Nos anos subsequentes, os profetas de Israel insistiram que Deus estava com Seu povo tanto na hora do castigo como na hora da bênção.”[1]

O colapso chegou (1 Sm 4)
1.O colapso do exército (v.1-2)
2.O colapso espiritual (v.3-11)
3.O colapso nacional (v.12-16)
4.O colapso familiar (v.17-21)
5.O colapso religioso (v.22)



[1] Comentário Bíblico Moody – 1 Samuel 4, pg. 16 (Editado por Charles F. Pfeiffer – Imprensa Batista Regular 4ª impressão 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário