1 Samuel 9

Capítulo 9: O promissor Saul
1.Este episódio da nação de Israel é muito marcante, pois surge o primeiro rei humano. Até o momento, o povo era conduzido por Deus através do sistema Teocrático de governo, mas se instaurado agora o sistema Monárquico. A aparência de Saul era bonita. Vemos um padrão de beleza que a Bíblia não ignora. Saul era obediente ao pai, trabalhador e inteligente. Ele tem a tarefa de recuperar as jumentas perdidas do pai dele. Saul não era preguiçoso, mas insistente. Além disso, era um rapaz de bom senso, pois avaliou que não valia a preocupação do pai com Saul, caso demorasse demais procurando as jumentas. Porém, ouvia as pessoas, pois o empregado do pai que também era dele ofereceu alternativa e Saul considerou e acatou. Outra qualidade do jovem Saul era não ser
ingrato, pois se fosse se encontrar com um profeta, ele tinha consciência de que deveria levar algum presente. É comum desprezarmos Saul pelo o que ele se tornou, mas temos que admitir que era muito qualificado no início (v.1-13).

2.O encontro com Samuel foi marcado de boas-vindas. Deus já orientara Samuel sobre Saul e o primeiro encontro com ele. Deus usaria grandemente a vida de Saul como rei e libertador do Israel do domínio dos filisteus. As jumentas perdidas não foram por acaso, pois Deus dirigiu toda a situação para que Saul experimentasse a presença de um homem de Deus, Samuel. O próprio Samuel, dirigido por Deus, indicaria onde estavam as jumentas. Todo o encontro foi marcado com a mão de Deus. O ambiente era de adoração a Deus. Saul não era arrogante, pois ao ser elevado à posição de importância diante do povo, ele disse a Samuel que não se via tão importante assim. Tudo estava pronto para a apresentação de Saul. Havia trinta convidados para aquela refeição. O pedaço especial de carne foi antecipadamente preparado para Saul. Deus tinha um recado para Saul. Tudo era muito inesperado para o jovem que apenas saiu em resgate das jumentas do pai e que não queria deixar o pai preocupado, mas ele se vê num banquete e ainda com uma pernoite diante do homem de Deus, Samuel, o qual Saul nem conhecia (v.14-27).

 “O povo escolheu Saul. Ele parecia ser um bom rei (v.2). Ele saiu para buscar as jumentas do seu pai (v.3), mas os asnos de Israel estavam procurando por ele (v.20). Deus garantiu o pedido do povo, mas enviou magreza à alma deles (v.17). Saul era genuinamente humilde? (v.21).”[1]

 A personalidade e formação de Saul prometiam um bom rei (1 Sm 9)
1.Era de família rica (v.1)
2.Era de boa aparência (v.2)
3.Era trabalhador (v.3)
4.Era perseverante (v.4)
5.Era responsável (v.5)
6.Era bom ouvinte (v.6)
7.Era grato (v.7-10)
8.Era respeitoso para com as moças (v.11-13)
9.Era humilde (v.21)
10.Era o escolhido de Deus (v.14-27)



[1] Notes & Outlines - 1 & 2 Samuel – 1 Sm 9 - J. Vernon McGee (Thru the Bible with Dr. J. Vernon McGee - http://www.ttb.org/home)

Nenhum comentário:

Postar um comentário